São Paulo – A grande diferença entre seguro e plano de saúde é que o primeiro possibilita reembolso das despesas médico-hospitalares e odontológicas. Se a empresa deseja que seus funcionários tenham liberdade de escolha de profissionais de saúde, hospitais, cínicas e laboratórios, o seguro é o mais indicado
No seguro saúde, as coberturas são contratadas contra o pagamento do que se denomina prêmio, que é a mensa
Se este for o caso, a opção por planos de saúde é mais vantajosa do que o seguro saúde, porque o atendimento exclusivo na rede refernciada não exige participação financeira do beneficiário. Já o plano de saúde dá direito ao beneficiário de ter assistência médica, hospitalar e odontológica exclusivamente na rede própria e/ou referenciada da operadora, exceto em casos de urgência e mergência fora da reunião de atendimento do plano. Os planos de saúde são regulados e fiscalizados pela agência nacional de saúde suplementar(ANS).
A ANS define oito modalidades de operadoras: as administaradoras, as cooperativas médicas, cooperativas odontológicas, as instituições filantrópicas, as de autogestão(patrocinadas e não patrocinadas), as empresas ou entidades de medicina de grupo, as de odontologia de grupo e desde 2001, as seguradoras especializadas em saúde.
Fonte: Informoney